Por Bruno Vértice
Tia Nastácia e Tio Barnabé nunca são chamados de escravos dentro da história. O Sítio do Picapau Amarelo se passa décadas depois da abolição, em 1888 — e os dois aparecem como empregados domésticos, cozinheira e cuidador, figuras de autoridade quase paterna dentro do universo infantil criado por Monteiro Lobato a partir de 1920. Formalmente, portanto, não são escravos. Mas a pesquisa acadêmica sobre a obra lobatiana é praticamente unânime num ponto: os dois personagens foram desenhados como o arquétipo do ex-escravo liberto — a mesma posição social que, décadas após a Lei Áurea, seguia reservada à população negra brasileira: serviço doméstico, subordinação hierárquica dentro da casa grande simbólica, e o papel de guardiões de uma "sabedoria popular" que os brancos do sítio consultavam, mas nunca tratavam como igual.
A ambiguidade que intriga os pesquisadores
Estudiosos como Marisa Lajolo descrevem a obra de Lobato como "paradoxal" na questão racial — e a palavra é precisa. No mesmo período em que escreve o conto "Negrinha", denunciando com crueza a violência doméstica contra uma criança negra, Lobato também assina "O Presidente Negro" (1926), romance distópico abertamente eugenista, no qual a vitória política de um candidato negro nos EUA é tratada como ameaça civilizacional e resolvida, na trama, pela superioridade branca. É o mesmo autor, na mesma década, ocupando os dois lados do argumento — o que pesquisadores tratam não como contradição pessoal isolada, mas como espelho da própria intelectualidade brasileira do início do século XX, imersa em teorias raciais europeias então em voga.
O processo que durou mais de uma década
Essa ambiguidade saiu do campo acadêmico e virou disputa jurídica concreta. Em 2010, o Conselho Nacional de Educação decidiu suspender a distribuição de "Caçadas de Pedrinho" (1933) nas escolas públicas, após um educador de Brasília apontar trechos em que Tia Nastácia é comparada, de forma pejorativa, a um animal por causa da cor da pele — uma comparação racista explícita no texto original. O Ministério da Educação recuou da proibição, recomendando uso "contextualizado" do livro em sala de aula em vez de veto total. O caso seguiu para o Supremo Tribunal Federal, que se declarou incompetente para julgar o mérito; foi então remetido ao Superior Tribunal de Justiça, onde segue tramitando — mais de quinze anos depois da primeira denúncia, sem decisão final.
Por que isso ainda importa
O caso Lobato não é sobre cancelar um clássico. É sobre uma pergunta mais incômoda: o que fazer quando a mesma obra que introduziu gerações de brasileiros à leitura também carrega, lado a lado, cuidado literário genuíno com personagens negros e linguagem que hoje seria reconhecida sem hesitação como racista. A resposta que o Judiciário brasileiro vem construindo — devagar, ao longo de mais de uma década de litígio — não é apagar o livro, mas obrigar o sistema educacional a lidar com ele de forma crítica, contextualizada, sem embalar a criança na nostalgia do "clássico intocável".
Tia Nastácia não foi escrava na ficção. Mas o lugar que Lobato reservou a ela — subalterno, subserviente, portador de uma sabedoria que nunca vira autoridade — é a mesma posição que o Brasil real reservou aos seus ex-escravos depois de 1888. A literatura, nesse caso, não inventou o racismo. Documentou-o, sem sempre ter a intenção de denunciá-lo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário